Entre os dias 2 e 13 de junho, o município de Imaruí será um dos protagonistas da segunda edição do Circuito MECA – Mostra Encantos de Cinema Ambiental, que une cinema, arte, sustentabilidade e inclusão. A cidade receberá sessões acessíveis de cinema e atividades artísticas voltadas especialmente para o público atendido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O Circuito MECA percorre seis cidades de Santa Catarina: Florianópolis, Imbituba, Garopaba, Águas Mornas, Paulo Lopes e Imaruí, promovendo educação ambiental, democratização do acesso à cultura e valorização das diversidades. Em Imaruí, as atividades ganham um significado ainda mais especial ao se integrarem com os serviços de assistência social da cidade, reforçando o compromisso com a transformação social por meio da cultura.
Fruto do desdobramento da Mostra Encantos de Cinema Ambiental, o projeto tem como missão formar plateias e fomentar reflexões sobre questões socioambientais a partir do audiovisual. Em 2025, o foco está ainda mais voltado à inclusão, com sessões direcionadas a pessoas com deficiência visual, auditiva, intelectual, mobilidade reduzida e idosos.
Os filmes exibidos são majoritariamente nacionais, incluindo produções de Santa Catarina, como os títulos “Saberes Ancestrais”, de Gustavo Zinder, e “A Menina e o Mar”, de Gabriel Mellin, além de animações pensadas especialmente para o público das APAEs. As exibições contarão com recursos de acessibilidade, como intérprete de Libras e, no caso da ACIC, em Florianópolis, audiodescrição.
Além do cinema, o Circuito MECA também traz para Imaruí e demais cidades uma rica programação artística sensorial, com intervenções de teatro, dança, circo e música, adaptadas para diferentes formas de percepção e expressão, ampliando as experiências culturais dos participantes.
Outro diferencial do projeto é o investimento na acessibilidade atitudinal, garantindo que toda a equipe envolvida esteja capacitada para acolher e atender pessoas com diferentes tipos de deficiência de forma respeitosa e eficiente.
A realização do Circuito MECA é da Fósforo Produções Culturais, por meio do Edital da Política Nacional Aldir Blanc 2024, com apoio da Fundação Catarinense de Cultura.