Conexão Imaruí

Entenda como a polícia desarticulou quadrilha de Joinville em Imaruí

No mês de maio, uma operação integrada entre a Polícia Militar de Imaruí e as Agências de Inteligência do 34º Batalhão de Imbituba e do 8º Batalhão de Joinville identificou a migração de um grupo criminoso oriundo de Joinville para a cidade de Imaruí, no sul de Santa Catarina.

A partir do compartilhamento de informações entre as forças de segurança, foi possível identificar ao menos seis indivíduos com diversas passagens pela polícia, incluindo furtos de fios, receptação de produtos furtados, uso e tráfico de drogas, roubo, ameaças e outros delitos. O grupo se estabeleceu em uma residência no bairro Ribeirão de Imaruí, imóvel adquirido por aquele que, segundo a Polícia Militar, seria o líder da organização criminosa, o qual buscava se esconder na cidade após a Justiça de Joinville expedir um mandado de prisão contra ele pelos crimes de furto e receptação.

O homem apontado pela Polícia Militar como líder do grupo, que também é investigado por tráfico de drogas, é proprietário de uma empresa de reciclagem em Joinville e é acusado de adquirir fios de cobre e outros materiais provenientes de furtos.

A primeira abordagem aos suspeitos ocorreu em Imbituba, quando a Polícia Rodoviária Federal, com apoio da Polícia Militar local, interceptou dois homens após tentativa de fuga a pé em uma área de banhado. Ambos alegaram estar se deslocando para Imaruí em busca de trabalho. Após consulta ao sistema integrado de segurança pública, foi constatado que os dois possuíam extensos antecedentes criminais por furtos, tráfico e posse de entorpecentes, mas como não havia mandados de prisão em aberto, foram liberados.

Ainda no mesmo dia, à noite, em nova abordagem em Imbituba, um dos suspeitos abordado anteriormente foi flagrado novamente, desta vez acompanhado de outro homem, também natural de Joinville, com vasta ficha criminal por roubo, furtos, tráfico de drogas e ameaça. Na direção do veículo estava o pai de um dos suspeitos, contra quem pesava um mandado de prisão.

No dia 30 de maio, por volta das 13h, o serviço de inteligência da Polícia Militar localizou o homem apontado como líder do grupo em uma residência no bairro Fazenda Rio das Garças. Policiais de Imaruí, inclusive alguns que estavam de folga, se mobilizaram e efetuaram a prisão do foragido, que foi conduzido ao Presídio de Laguna, onde permanece à disposição da Justiça.

Mesmo após a prisão do suposto líder, os demais integrantes continuaram na cidade e passaram a cometer furtos de fios de cobre, bicicletas e outros objetos no bairro Ribeirão de Imaruí. Com o aumento dos crimes, a Polícia Militar intensificou o patrulhamento na região. Durante as rondas, diversos objetos furtados foram recuperados e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.

Em nova ação no mesmo bairro, a PM identificou mais dois indivíduos oriundos de Joinville, ambos com antecedentes por furto, receptação, posse de drogas, desacato e ameaça. Um terceiro suspeito conseguiu fugir para uma área de mata e não foi localizado.

Os cinco homens remanescentes do grupo são suspeitos de envolvimento em furtos de fios elétricos também nas cidades de Tubarão e Imbituba.

A atuação conjunta das forças policiais de diferentes municípios, a troca eficiente de informações e o empenho dos policiais de Imaruí foram decisivos para desarticular a organização criminosa, resultando no retorno dos suspeitos a Joinville e na retomada da segurança e da tranquilidade na cidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Você também pode gostar